Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais acessível trabalhar com marketing no exterior. Como sabemos, independente da área, trabalhar em outro país é uma grande oportunidade para o seu crescimento profissional.
Para facilitar a vida de quem compartilha do desejo de morar fora e ter essa experiência, separamos alguns aspectos fundamentais que você precisa saber para trabalhar com Marketing em qualquer lugar do mundo. Veja:
1. Seja fluente no inglês
O primeiro ponto, e um dos mais importantes, é que, para onde você for, precisará ter uma grande fluência no inglês, pois esse será um diferencial que facilitará a aprovação do seu visto temporário.
Por isso, o exame de certificação é muito importante! Os principais, reconhecidos internacionalmente, são o TOEFL e o IELTS, que são aceitos em mais de 130 países.
2. Pesquise sobre a demanda de cada país
Algo que irá te ajudar a escolher para onde ir é pesquisar nos Consolados de cada país quais são os tipos de trabalho que estão procurando e se inclui o trabalho de Marketing. Lá você encontra uma lista de profissões que estão em escassez no país e esse será um fator que vai facilitar também a aprovação do seu visto, além, obviamente, de aumentar as chances de conseguir uma vaga.
3. Converse com pessoas que já tiveram essa experiência
Conhecer e conversar com pessoas que já tiveram a experiência de trabalhar com Marketing no exterior pode te ajudar. Para isso, procure grupos em redes sociais como Facebook ou LinkedIn específicos para esse tema e tire todas as suas dúvidas.
4. Tenha uma reserva financeira
Os primeiros meses morando em outro país podem ser bem difíceis, financeiramente falando. Por isso, junte uma reserva de dinheiro que te ajude durante pelo menos os três primeiros meses. Assim, você consegue focar no seu objetivo de conseguir um emprego sem se preocupar com dívidas.
Como fazer para conseguir o visto de trabalho?
O processo de conseguir um visto em outro país costuma ser um pouco burocrático. Alguns países são bem mais rigorosos do que outros e o processo pode demorar. Por isso, a primeira dica é: seja paciente!
Apesar de mudar de acordo com cada país, de uma forma geral, para o seu visto de trabalho você precisará: do contrato de trabalho, da declaração do empregador especificando suas atribuições, do período que pretende permanecer no país, do local de alojamento e das referências da empresa, além da comprovação de renda.
Além do visto de trabalho, você também pode ter a oportunidade de ingressar no exterior com o visto de estudante que, em muitos países, permite revezar também com horas de trabalho.
Outras formas de conseguir trabalhar com Marketing no exterior é através do visto chamado Working Holiday: estrangeiros de 18 até 30 anos podem morar no país durante o período de no máximo 1 ano. Ou ainda você pode buscar empresas filiadas no Brasil para depois ser transferido(a) para o país da empresa matriz.
Conheça os principais países para trabalhar com Marketing no exterior
Para te ajudar a escolher em qual país você poderá trabalhar com Marketing, separamos alguns países que possuem alta demanda para essa área. Confira:
Estados Unidos
Os Estados Unidos são um dos destinos mais procurados por brasileiros que desejam trabalhar no exterior, em diversas áreas.
Para tanto, os critérios para obter o visto são: ensino superior, experiências de trabalho na sua área, certificação que autorize a sua prática. Diferenciais poderão ser acrescentados.
Existe também a opção de obter o visto permanente através da loteria de vistos, o Green Card. Mas essa é uma opção bem menos provável de acontecer, visto que você precisará de muita sorte!
Confira mais informações no site oficial do governo: https://www.usa.gov/
Irlanda
A maioria das pessoas que escolhem a Irlanda o fazem por conta da facilidade! Os programas de intercâmbio permitem que você também trabalhe por até 20h semanais. Com o visto de estudante, que dura 8 meses, você pode estudar e trabalhar, desde que esteja matriculado no curso de inglês, e pode ser renovado até três vezes.
Outra possibilidade ofertada pelo país é o critical skills, um visto de trabalho, ou seja, uma autorização de trabalho que visa atrair profissionais qualificados para o mercado irlandês e para morar no país. Para tanto, o governo mantém uma lista, que é atualizada com frequência, com profissões que estão com déficit de profissionais qualificados no país.
O salário mínimo também é atrativo já que é um dos mais altos na moeda Euro. Ele foi aumentado em janeiro de 2023 para €11,30 por hora. Porém, o custo de vida também é alto, especialmente quando falamos de acomodação.
Aqui no site oficial do governo você consegue ter mais informações sobre diversos aspectos do país, incluindo as questões sobre visto e trabalho. Também sugerimos que você leia este artigo aqui que explica as diferenças entre os vistos irlandeses.
Canadá
Para conseguir o visto no Canadá você precisa abrir o processo através do Express Entry, um site online onde você vai colocar suas informações pessoais e profissionais e baseado nisso somará pontos. Os que tiverem maior pontuação são convidados a aplicar para residência permanente. Essas informações serão colocadas em um banco de dados no qual empresas interessadas podem manifestar interesse no seu trabalho.
O salário mínimo varia de acordo com a província que irá morar, podendo estar entre 13 e 16 dólares canadenses por hora de trabalho.
Acesse mais informações sobre o país aqui: https://www.canada.ca/en.html
Portugal
O país facilita a entrada de brasileiros por causa da língua portuguesa, e é um dos países mais baratos da Europa, mas também possui um dos salários mínimos mais baixos.
Para receber o seu visto de trabalho (D3) é preciso ganhar um salário mínimo. Outras possibilidades que podem facilitar ainda mais é obter o visto de estudante ou declarar a pretensão de abrir o seu negócio próprio lá.
Para mais informações, acesse o site oficial aqui.
Ficou alguma dúvida? Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Deixe o seu comentário!
Pernambucana vivendo na Irlanda! Atua há mais de 8 anos no marketing, é professora de pós-graduação de marketing digital e gerente de marketing em uma empresa Irlandesa. Fundou a comunidade Marketing na Irlanda no dia 06 de Julho de 2020 e vem ajudando profissionais Brasileiros a desenvolverem suas carreiras na áre de marketing digital.