Você chegou há algum tempo na Irlanda com visto de estudante, podendo trabalhar apenas part-time, já está na sua última renovação e não vê a hora de poder finalmente trabalhar full-time na área de marketing. Bate então aquela ansiedade de encontrar uma empresa que esteja disposta a te ajudar a conseguir seu visto de trabalho na Irlanda. E aí, se identificou com essa história? Ela é bem comum, mas muita gente conseguiu, então ouvimos as melhores dicas dessas pessoas pra listar aqui e te ajudar.

Antes de entrar nas dicas, é bom lembrar que se você está na Irlanda com um visto de estudante Stamp 2, você só tem direito a trabalhar 20 horas semanais durante o período escolar e 40 horas semanais no período de férias. Para trabalhar full-time na área de marketing, você precisa de um work permit General Skills ou Critical Skills e com o work permit em mãos você pode aplicar para o Stamp 1, visto de trabalho. Por outro lado, se você é um estudante de graduação ou mestrado na Irlanda, quando se formar você tem direito a aplicar ao Stamp 1G, o visto que te dá direito a trabalhar por 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses no caso do mestrado.

Caso você ainda não está na Irlanda ou acabou de chegar e ainda está tentando entender quais são as opções de visto que te permitem trabalhar e/ou estudar aqui, temos um artigo explicando os tipo de visto e as condições bem aqui

Agora sim, vamos às dicas para ter uma empresa que te ajude a conseguir o work permit:

1. Conheça as empresas dispostas a te ajudar nesse processo ou crie oportunidades.

É verdade que as empresas dão prioridade para quem já tem um visto de residência, como o stamp 4, mas é possível encontrar alguém que esteja disposto a te ajudar a conseguir um visto de trabalho. Lembre-se: não é só você que precisa de trabalho, a empresa também precisa de mão de obra. Normalmente insistimos nas empresas maiores que já tem familiaridade com o processo e podem até mesmo assumir todos os custos. Mas você pode dar uma olhada no site e redes sociais de empresas menores, até mesmo na que você trabalha em outra função, para poder oferecer sua experiência como profissional de marketing. Foi o que aconteceu com a Camilla Odilon, fundadora da comunidade, e no canal dela no YouTube você pode assistir essa e outras histórias para te inspirar!

2. Estou em um processo seletivo, como falar sobre o assunto?

Em alguns casos, na própria descrição da vaga já está escrito que o candidato deve ter permissão para trabalhar full time na Irlanda. Outras vezes a empresa não faz essa exigência, mas no momento de aplicar para a vaga a empresa pergunta se você vai precisar do work permit. A dica aqui é: sempre se candidate e mencione a necessidade do work permit se e quando te perguntarem, porque à medida que você vai avançando nas etapas do processo seletivo terá mais oportunidades de vender seu valor profissional. Dizer logo de cara a necessidade de um work permit pode fazer você ser eliminado logo no início sem ter a chance de mostrar seu potencial. Depois de selecionado para a vaga, já na etapa burocrática de acertar os detalhes do trabalho, aí sim é a hora de falar da necessidade do work permit. Neste momento é muito importante saber todos os detalhes do processo para garantir que você pode se encarregar de tudo e dar assistência a eles na elaboração do contrato de trabalho necessário como parte da documentação do processo.

3. Se já estiver em uma empresa trabalhando com visto de estudante, peça ajuda ao seu gestor.

Se você já está em alguma empresa trabalhando, na área de marketing ou não, e já conseguiu mostrar o resultado do seu trabalho, você pode marcar uma conversa com seu gestor e pedir ajuda. Faça uma apresentação breve e objetiva de porque você precisa do visto de trabalho, porque vale a pena a empresa investir nisso e o que deve ser feito. Na apresentação é legal mostrar:

  • Sua trajetória profissional até o momento na empresa. Valorize seu trabalho, mostrando os resultados que você trouxe.
  • Os próximos passos da sua história profissional na empresa e próximos objetivos e resultados que quer atingir.
  •  O motivo pelo qual você precisa de um work permit tanto do ponto de vista legal quanto do ponto de vista dos seus objetivos de carreira. Aqui de novo é importante conhecer bem o processo, mostrar que a área de marketing é considerada na lista de Critical Skills, mas que você também pode ter o general skills work permit.
  • Valores que você vai precisar investir e entender se a empresa ou você é que vai precisar arcar com isso
  • Documentos que a empresa precisa providenciar para você fazer sua aplicação.

4. Se a empresa topou te ajudar, garanta que eles saibam como fazer isso.

Faça reuniões com o time de Recursos Humanos ou quem quer que seja que vai te auxiliar no processo, mostre todo o passo a passo com a mesma apresentação que mencionamos no item 3. Converse e tire todas as dúvidas que eles tenham. Acompanhe todas as etapas e garanta que não tenha nenhuma falha. 

5. A importância do contrato de trabalho como um dos documentos na aplicação do work permit.

O contrato de trabalho é muito importante na aplicação do work permit. Todos esses oito itens precisam estar neste documento:

  • Nome do empregador e do empregado;
  • Título da posição e descrição do trabalho que sejam elegíveis e de acordo com a sua aplicação;
  • Salário anual em euros, que deve respeitar o mínimo requerido pelo departamentoç
  • Número de horas trabalhadas por semana;
  • Local de trabalho;
  • Período contratual;
  • Data de início, que deve ser posterior à data de aplicação;
  • Assinaturas, tanto do empregador quanto do empregado.

6. Considere o valor que você vai precisar investir.

Algumas empresas vão te ajudar no processo de visto de trabalho com a condição de que você arque com todo o custo. Por isso, tenha em mente os valores envolvidos de documentação, da própria aplicação na imigração e considere contratar um consultor que vai te ajudar no processo. Assim é possível se planejar e juntar o dinheiro quando chegar a hora.

Enfrentamos muitos desafios na nossa trajetória de mudança para a Irlanda e o visto de trabalho é mais um depois de tantos que você já venceu. Tenha em mente essas dicas, converse com outras pessoas na nossa comunidade que conquistaram o visto de trabalho. E se você tem mais alguma dica, escreva aqui nos comentários pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *