Se você é  da área de comunicação e está na Irlanda, esse artigo pode esclarecer como aumentar sua rede de contatos de modo a alavancar ainda mais a sua carreira. Se você também é da área de marketing, ainda está no Brasil mas já está chegando na Irlanda, se ligue que aqui nesse texto tem dica para você também.

Ok, você já conhece o poder que um bom networking tem e como pode te ajudar muito a ampliar sua rede de contatos, mas como fazer isso na prática em outro país, com outra língua e outros costumes, em especial na Irlanda? 
O fator cultural é bem importante, e os Irlandeses tendem a ser mais fechados para interações novas do que Brasileiros, o que nos leva a nossa estratégia: O melhor caminho para iniciar um networking em um país desconhecido é tentar alcançar os Brasileiros da área, já que esses interagem mais e têm mais chances de – por conta de tempo ou de quantidade de contatos pré estabelecidos – conhecer mais nativos do país do que você. Eventualmente, você conhecerá os amigos irlandeses dos contatos brasileiros e também expandirá seus horizontes. Bem pensado, não é?
Siga lendo esse artigo que separamos algumas dicas práticas para melhorar seu networking:

Grupos de networking ativos:

Uma excelente opção, tanto para quem já mora aqui como para quem ainda não chegou ainda, é procurar grupos de networking ativos, como páginas no Instagram, facebook, LinkedIn ou mesmo telegram e whatsapp. Em várias dessas ferramentas você pode filtrar por cidade onde irá morar, nacionalidade dos membros, atividades que quer se envolver, etc.

Isso pode te ajudar a estabelecer contato com pessoas com os mesmos interesses e área que você, o que faz toda a diferença para qualquer adaptação. Além de tudo, manter uma boa rede de contatos te motiva e contribui na qualidade e satisfação no trabalho.

Imagem de encontro de networking da comunidade Marketing na Irlanda. Torne-se um membro também e saiba quando ocorrerão os próximos. Foto: Miren | @greendubliner


Crie networking ANTES de chegar:

Se você ainda não chegou na Irlanda, esse tópico é para você. Se você já está por aqui, pode pular para o próximo tópico.
Algumas inseguranças e dúvidas quanto à área de atuação e afins podem ser retiradas tendo contatos que possam trocar essas informações com você antes mesmo da sua chegada.
O LinkedIn por exemplo, quando usado da maneira correta, pode render uma excelente fonte de contatos. Procurar filtrar por região onde você vai morar, localizar os brasileiros da sua área que moram no mesmo local que você pretende morar ou na mesma empresa em que você sonha em trabalhar são bons pontos de partida.

Interaja com as publicações dos profissionais que você deseja se conectar, chame no privado para essa troca de informações. O importante é não desanimar se não te responderem, uma vez que essa ferramenta é usada por pessoas que não são acostumadas a utilizar todas as possibilidades de interação disponíveis. Mas quanto mais você interagir ativamente, mais pessoas irão interagir de volta. Importante deixar claro que o acesso às funções avançadas só está liberado para usuários premium do LinkedIn, porém a pesquisa manual continua sendo permitida.
Para ficar mais claro, aqui vai um exemplo: Se você procurar pela palavra-chave “marketing” e colocar os filtros “Dublin” e “pessoas”, já encontrará várias possibilidades de conexões. Isso pode ser feito com filtros de empresas, publicações, vagas, instituições de ensino e etc.


Saiba usar as ferramentas ao seu dispor:

Existem diversas ferramentas gratuitas que podem te auxiliar nesse processo. O LinkedIn por exemplo, disponibiliza uma gama de utilidades: Você pode procurar as empresas nas quais gostaria de trabalhar, ver quais são as pessoas conectadas a ela e filtrar dessas quais são brasileiras. O mesmo pode ser feito com outros termos de pesquisa, como a região que você mora ou mesmo um hobbie seccionado por área.
Além disso, há a possibilidade de realização de cursos gratuitos para aumento do networking. Esses podem ser presenciais ou até mesmo online, o ponto importante é sempre ser proativo e buscar, dentro da sua área ou projetos de interesse, pessoas que tenham interesse em formar novas conexões.

ONG – Faça o bem e conheça novas pessoas:

Fazer algo relevante para o mundo ao redor e ainda conhecer pessoas? Parece incrível!
ONGs são excelentes ambientes para conhecer pessoas engajadas em uma causa que te interesse e te mova. E conhecer pessoas que sejam apaixonadas pelo que te motiva é uma excelente maneira de começar uma conversa, não é mesmo?
Um exemplo de ONG relevante é a Mulheres do Brasil (com forte presença em Dublin), que reúne várias mulheres pelo mundo em diversas áreas de atuação. Você pode escolher em qual setor atuar, e adivinha só? Tem o setor de marketing! Diversas mulheres da área de comunicação estão na Irlanda e fazem parte do grupo.
Se essa causa não te chamou atenção, não tem problema: Existem muitas outras ONGS com causas diferentes que abraçam o mundo. Demais, né?

2 comentários em “Como fazer networking na área de marketing na Irlanda?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *